09 fevereiro 2012

7 coisas verdes que nossos avós faziam....

Observando como nossos avós e bisavós viviam, encontramos várias coisas verdes que nos inspiram a ter uma vida mais sustentável.  E sim, é claro que hoje os avanços tecnológicos e culturais já fazem parte do nosso dia a dia. Mas não custa nada retomar alguns hábitos simples que sempre fizeram uma grande diferença para o planeta.

Assim, com base no artigo publicado no Mother Nature Network, listamos abaixo sete lições que podemos aprender com os nossos antepassados que são fáceis de implementar mesmo no nosso estilo de vida moderno.

1. Nada de garrafas plásticas

É provável que seus avós não entendam o motivo pelo qual as pessoas compram água engarrafada se podem pegar direto da torneira. E eles devem ter razão. Segundo a Bottle Water Blues, 90% do custo da água em garrafa está na fabricação do rótulo, tampa e garrafa, que usam recursos derivados do petróleo. Mas se você precisa de mais argumentos pra abrir mão da sua garrafinha de água, veja o vídeo “A História da Água Engarrafada”, e descubra que nem sempre a água em garrafa tem melhor qualidade em relação à que chega filtrada na sua casa.

2. Ponha para secar no varal

Antes de inventarem a secadora de roupas, nossas avós simplesmente aproveitavam um dia ensolarado para pendurar as roupas no varal. Sem custo, sem manutenção, sem emissão de carbono. Mesmo que as secadoras tenham ficado mais eficientes ao longo dos anos, elas são responsáveis pela emissão de, em média, de 2 kg de carbono a cada lavagem.

3. Tenha sua própria horta

Hoje em dia é possível encontrar uma variedade de frutas, legumes e verduras em qualquer mercado da cidade. Mas, tempos atrás, era comum ter uma mini plantação em casa, para consumo próprio. Os benefícios de ter sua própria horta são muitos, mas se você optar por comprar apenas de produtores locais já vai ajudar a reduzir sua pegada de carbono relativa ao transporte de cargas.

4. Chove chuva

Aqui vai outra lição muito importante para aprender com nossos avós: chuva é de graça. E nós pagamos para usar água. Por que não coletar água da chuva e com isso economizar na conta de água? Já pensou que a água que você usa para lavar a varanda ou para o vaso sanitário passou por diversos processos de filtragem antes de chegar à sua casa? Depois que você começar a ver a água como um bem precioso, vai querer coletar cada gota de chuva que cai do céu!

5. Leve o almoço de casa

Comer fora era um evento ocasional para as gerações antigas, reservados para aniversários e comemorações. Hoje em dia, sair para almoçar e jantar ou pedir delivery se tornou um hábito frequente e não muito sustentável. Isso porque inevitavelmente consumimos embalagens que acabam indo para o lixo, sem falar no desperdício de comida, que não é raro. Por isso, sempre que for possível, procure levar o próprio almoço de casa para o trabalho. E, claro, em um recipiente reutilizável.

6. Hora da diversão

Quando nossos avós eram mais novos, jogos de carta e de tabuleiro eram uma forma popular de diversão. Comparado aos videogames de última geração, temos que admitir que eles se divertiam na mesma proporção, mas sem agredir ao meio ambiente ou comprometer o orçamento.

7. Compre menos

Toda vez que compra alguma coisa, você e o meio ambiente estão pagando mais do que apenas o custo real daquele produto. Há o custo da produção, da propaganda, do transporte, da manutenção e, inevitavelmente, o custo para mantê-lo à venda. A quantidade de coisas que nossos avós compraram não se compara ao que já compramos. Então, pense duas vezes antes de tirar a carteira do bolso para pagar alguma coisa. Aquilo é realmente necessário ou você já consegue vê-lo encostado em um canto ou no fundo do armário?
por Andrea Mieko 

TI Verde - Tecnologias Ecologicamente Corretas


clip_image002A sigla “TI” é uma abreviatura das palavras tecnologia e Informação e é usada para descrever, de forma simplificada “Tecnologia da informação”. Que, de forma simplificada, são atividades que envolvem computadores. O TI é hoje aplicado em praticamente todas as empresas. Já que as mesmas, micro ou macro, possuem a necessidade de maior segurança no armazenamento de suas informações, tornando o uso da tecnologia indispensável para as mesmas.

Porém, como qualquer atividade humana, a TI provoca impactos ao meio ambiente de muitas formas. Seja pelo consumo alto de energia elétrica ou pelos resíduos deixados pela fabricação ou pelo descarte de hardwares, principalmente as baterias utilizadas em milhares de gadgets. Exatamente neste ponto é que entra o termo TI VERDE, que está diretamente ligada à questão da sustentabilidade. Então o mundo corporativo começa a partir da década de 80 a despertar para a necessidade da criação de clip_image007formas de TI autossustentáveis, para diminuir o impacto provocado pelo processo de TI.
Em termos mais simples Ti Verde é a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos e a economia de energia elétrica.Neste sentido há a necessidade de adaptar a produção de diferentes produtos para que este processo possua um menor impacto a vida humana e a natureza de nosso planeta.
COMO FUNCIONA
Existem três níveis de incorporação das práticas de TI Verdade em uma empresa, cada um deles com um grau de profundidade.
clip_image009 A incrementação tática é o primeiro nível empresarial de comprometimento com as práticas do TI Verde. Nele a empresa não modifica sua infraestrutura de TI e nem suas políticas internas. Porém incorpora medidas para diminuição de gastos elétricos. Como o uso de lâmpadas fluorescentes e o desligamento de equipamentos quando não utilizados como também o monitoramento de consumo dos mesmos. clip_image011 Outra forma incrementação de práticas relacionadas a tecnologias ecologicamente corretas é o chamado nível Estratégico que exige a criação de uma auditoria sobre a infraestrutura de TI e sua relação com o meio ambiente. Que por sua vez, está responsável em desenvolver novos meios viáveis de produção e serviços de forma ecológica. Como, por exemplo, a reconfiguração de toda a infraestrutura de rede elétrica para melhorar seu desempenho e o uso de máquinas que consomem menos energia.
clip_image013 Já o que podemos chamar de terceiro nível e mais radical de todos é o chamado Deep IT ou em português TI verdade “a fundo”. Este nível já incorpora uma estrutura em que todo o parque tecnológico da indústria ou empresa deve ser pensado para maximizar o desempenho diminuindo o gasto elétrico. O que inclui iluminação, refrigeração e todos os demais aspectos dos níveis anteriores. A implementação de computaores que redem mais com consumo mais baixo, o uso de um sistema de iluminação mais econômico e o mesmo vale para o sistema de refrigeração mais eficiente e econômico.
EMPRESAS E O TI VERDE
Hoje temos muitos exemplos de empresas que abraçam de forma efetiva o uso de tecnologias de formas de produção ecologicamente corretas. A grande maioria está no nível que chamamos de tático, em que medidas mais simples como a troca de monitores CRT por LCD, e seu desligamento quando não estão sendo utilizados. Essas medidas simples podem reduzir o consumo de energia elétrica em 30%.
Um bom exemplo do nível estratégico foi o Projeto Blade PC do Banco Real em que cerca de 180 computadores foram substituídos pelos chamados Blade PCs. Que substituem os antigos Desktops por uma plataforma que para o usuário, é visível somente o monitor, teclado e mouse. Com essa medida houve uma redução de 62% do consumo de energia elétrica e 50% com o consumo do ar condicionado. Uma estimativa de que o Banco Real tenha tido em quatro anos uma economia de 300 mil dólares com o projeto.
Exemplo de empresas que estão no nível Deep IT são o Yahoo e a Google. O Yahoo possui um plano ambiental bem arrojado que vai desde a construção de
clip_image016 data centers que funcionem de acordos com as normas e exigências ambientais e o uso de virtualização de servidores, a controle do gasto elétrico gerado pelo sistema de resfriamento e ainda a conscientização dos funcionários para agirem de acordo com as condições para uma produção ecologicamente correta.
Já a Google é extremamente mais ambiciosa e possui um projeto gigantesco de levar seus Data centers para o alto mar. Para ampliar cada vez mais seu sistema de armazenamento de informações, a empresa precisa de data centers cada vez maiores. E a ideia agora foi hospeda-los em embarcações que seriam inutilizadas, a empresa comprou essas embarcações que cairiam em desuso e está as reformando em um porto na Califórnia para hospedar os data centers e também os funcionários que são necessários para manter seu pleno funcionamento. Além disso, a embarcação contará com uma hélice que captará o vento marítimo para a produção de energia elétrico limpa.
As empresas não adotam essas medidas somente pesando no meio ambiente, mas, também, por que geram economia e lucro consequentemente. A atualização de softwares e desenvolvimento de projetos e de atualização em termos de hardware são as principais medidas implantadas, além da virtualização de servidores tão comum atualmente.
TI VERDE NA SOCIEDADE
 
A sociedade também pode contribuir para uma tecnologia ecologicamente correta. Medidas simples como a compra de produtos produzidos com materiais sustentáveis ou que sejam produzidos dentro de normas classificas como “verde”. São medidas simples, mas de resultados grandiosos se um número grande de pessoas as adotarem.
clip_image024 O lixo talvez seja a principal preocupação nesse ponto. O chamado Lixo eletrônico, que possui exemplos como monitores antigos, celulares e máquinas que se tornaram obsoletos, entre outros. Sem os devidos cuidados este lixo é despejado em aterros sem qualquer condição de tratamento ou armazenamento deste tipo de material e a poluição é eminente. Resíduos altamente tóxicos estão presentes neste tipo de material, como o perigoso chumbo que é bio acumulativo no corpo humano.
Existem medidas de tratamento correto para o e-lixo. Entre elas estão: o descarte apropriado em institutos especializados no tratamento deste tipo de material e a doação, quando o assunto é computador antigo, para um amigo que não possui um, ou para uma ONG ou escola pública que não possui recursos para adquirir.
Outra medida que os usuários domésticos podem tomar para diminuir o consumo de energia de seu computador independente do sistema operacional é modificar as configurações de energia do micro, é claro que isso é proporcional ao desempenho. Menos consumo de energia é igual a um desempenho menor. Mas para usuários que não necessitam de uma máquina com um super processador e desempenho elevado, o que é a grande maioria. Ainda há a possibilidade de configurar o sistema para não entrar em modo de proteção de tela e sim desligar o monitor quando o mesmo não está sendo utilizado.
CONCLUSÃO
O TI verde é uma grande revolução no ambiente empresarial, pois além de proporcionar benefícios financeiros para as empresas tem como principal objetivo a preservação do meio ambiente com medidas simples que proporcionam resultados grandiosos em pouco tempo. Mas, a preservação do meio ambiente como um todo, não é dever somente das empresas e indústrias, mesmo sendo elas a maior percentagem de poluidores, mas, o usuário doméstico também deve tomar medidas necessárias para diminuir o consumo de energia elétrica de seus PCs.
Acima de tudo o que devemos ter em mente é que os computadores estarão cada vez mais presentes no dia a dia do ser humano em qualquer que seja sua atividade profissional. E junto com seus benefícios vêm também, seus malefícios, o que exige de nós como usuários, pensar em formas de usá-los da melhor forma possível, para nós mesmos, mas, acima de tudo para o nosso planeta.
FONTES
· TI verdade: conceitos e práticas <http://www.hardware.com.br>
· TI verde e sua importância< www.artigonal.com>
· Google prepara Data Center em alto mar<info.abril.com.br>
· Virtualização diminui gasto de energia em até 80% <info.abril.com.br>
· TI Verde <softwarelivre.org>
· TI Verde <www.esteio.com.br>
· TI Verde <binoinformatica.com>

Ciência, tecnologia & Meio Ambiente: Teste de Einstein

Ciência, tecnologia & Meio Ambiente: Teste de Einstein