22 julho 2012

Cafeicultura = compostagem e reaproveitamento de residuos do beneficiamento como substrato organico

           O reaproveitamento natural faz parte dos ciclos da vida do planeta : o fruto colhido é processado – usado na alimentação – os resíduos são separados – estes resíduos são reprocessados nas pilhas do composto – o processo de compostagem é estimulado e transforma e  estabiliza os componentes– o composto pronto é usado como adubo orgânico na plantação , devolvendo à planta parte do que ela anexou ao fruto. 
A seguir, preparei uma sequencia de fotos do processo, desde a geração dos residuos nos processos de produção do café, até a disposição no solo do composto organico produzido.
Neste trabalho, desenvolvido em varias fazendas de café localizadas no Planalto de Vitória da Conquista, gerou uma grande economia de fertilizante industrial . 

Vamos ao procedimento de compostagem para cafeicultura, passo-a-passo

Aproveitando a poda da planta do café, desbasta-se da haste principal (tronco) das ramas secundarias que ficam diretamente no campo , são trituradas através de um picador de madeira

A lenha do café sendo triturada . Depois é  levada até o patio de compostagem,

 Casca resultante do despolpamento também é reaproveitada

 Rapidamente é levada para o patio de compostagem para aproveitar a umidade adquirida no processo de lavagem e despolpamento que é realizado com agua rica em nutrientes concentrados pelo reuso da agua de lavação.
 No beneficiamento do grão, ocorre a retirada da pelicula que recobre o endospema (grão). A palha assim chamada, é rica em Potássio, é o componente de maior volume na compostagem. Além do Potássio, é rica em liguinina, e que será o veículo de transporte do esterco de gado decomposto .

 O excremento do gado é separado e acumulado em cisterna , maturado e depois encaminhado para o patio de compostagem. Será o fornecedor de Nitrogenio para o "blend" do compostado final
O patio de compostagem , tem piso impermeável, de modo a canalizar e recuperar evetual xorume formado no processo. Neste caso, aproveitou-se um terreiro de secagem de café .


 A leira é montada, com os componentes e suas participações volumétricas previamente balanceadas, de modo a obter a relação Carbono/Nitrogenio necessaria para catalizar os processos quimicos e biologicos presentes na compostagem.  Qualquer erro neste balanceamento, pode inviabilizar o processo .  São monitorados constantemente o pH, umidade, temperatura das leiras .   ee 
 O melhor indicador qualitativo do processo da compsostagem é a presença de vapor, gerado pela elevação de temperatura  na digestão pelos decompositores presentes no biota da leira.
 Sucessivas reviragens são realizadas, oxigenando e permitindo o desenvolvimento do biota, que acelera o processo de fermantação e disgestão da materia organica.  Nesta fase, exotermica, atinge-se o pico de temperatura ( cerca de 60°C) , suficiente para exterminar ovos de moscas, sementes de ervas daninhas, sanitizando o composto.
Ausencia de vapor na reviragem, indica que o composto está pronto.

O composto entra em fase de final de maturação , e permanece em descanço até se estabilizar à temperatura  ambiente, permitindo então sua disposição no solo. 

 
 A distribuição é realizada atraves de um planejamento previo resultante de avaliações de resultados de analise de solo . Optamos pela disposição ao longo a região central da rua de modo a não comprometer o sistema radicular das plantas já desenvolvidas.
 6 meses depois , vericamos que o solo adubado pelo composto retem boa umidade, devido a presença da parte triturada 
 e observa-se claramente as novas radicelas da planta, migrando para a area aonde o composto foi disposto.


Uma parte da produção do composto organico é ensacado e comercializado para o mercado de floricultura e paisagistica, gerando rendimento extra ao empreendimento
Para acelerar o processo, pode-se dispor do adubo mais proximo do pé da planta de café, porem resguardando que sempre deve ser enterrado para melhor eficiencia.
 Resultado da compostagem =  fruto graudo, sem deformações




detalhes e maiores informações do processo ariboni.renato@gmail.com