25 março 2012

ECO Soluções : Reuso de agua resultante do tratamento de esgoto

Em uma estação de tratamento de esgoto, depois dos processos de degradação biologica do esgoto, os produtos resultantes são basicamente, agua e lodo .  Em continuidade a serie ECO SOLUÇÔES deste blog, mostraremos um ensaio realizado na ETE Samambaia,  uma das estações de tratamento de esgoto no Municipio de Campinas, São Paulo, operado pela SANASA.
Objetiva-se com este estudo, a validação desta tecnica alternativa de retirada de agua livre  do lodo gerado pos tratamento da estação, atravez do sistema de bolsa desaguadora.

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Samambaia está localizada na região Sudeste de Campinas numa área de 7,0 hectares. Esta estação tem a capacidade de tratar até 150 litros de esgoto por segundo de uma região onde vivem cerca de 60 mil habitantes. O esgoto é levado até ela, através de mais de 4 mil metros de interceptores.

A ETE Samambaia, se apresenta estrategicamente localizada, uma vez que o curso d água receptor (Ribeirão Samambaia) é contribuinte do Ribeirão Pinheiros, que por sua vez, desemboca no Rio Atibaia, 2 quilômetros acima da captação de água da Sanasa, responsável pelo abastecimento de 90 porcento da população da cidade.
 
O teste iniciou-se verificando qual tecido desempenharia melhor a retirada de agua livre do lodo, para tal, coletamos varias porções de lodo do decanter, antes do envio à centrifuga, de forma a ter amostras homogeneas para o teste, de forma a evitar distorções nos resultados.

Testes de eficiencia de desaguamento de lodo de ETE

Encontrado o tecido adequado, passamos ao teste pratico, utilizando duas bolsas teste simulando já uma disposição de instalação final , quando então serão utilizadas bolsas desaguadoras de tamanho 50 vezes maior. 
Conectou-se a tubulação do tanque de adensamento e bombeou-se o esgoto adensado para as bolsa desaguadoras e acompanhamos os desempenhos, quanto a vazão de enchimento, vazão e turbidez (NTUs) de agua percolada , e o tempo da operação. Os resultados foram planilhados e avaliados conjuntamente com os tecnicos do laboratório da estação.

Os resultados
As curvas de desaguamento encontradas ( Vazão X Tempo) demonstraram viabilidade tecnica do sistema, visto a eficiencia do processo , e que os ensaios não utilizaram a adição de polimeros , que aumentariam a velocidade de desaguamento.
Os procedimentos de ensaios e resultados foram acompanhados pelo gerente ,  tecnicos e operadores da estação, quais agradecemos a atenção e a presteza em nos auxiliar, sem os que , não conseguiriamos  consecutar o planejado.

 fotos da ETE Samambaia
lodo saido do decanter

Evaporação e nebulosa de gas metano gerado pelas bacterias decompositoras

MAIS uma  ECO SOLUÇÃO  para o reaproveitamento de agua
Por Renato Ariboni, biologo   ariboni.renato@gmail.com