07 maio 2012

Somos Educados ???

Na escola e nossos pais, nos educaram à dar cumprimentos, à sermos corteses, à mastigar de boca fechada, a não sermos e dizer palavras vulgares. Variando talvez a qualidade, mas estamos praticamente “educados” e até ensinamos educação à outros, que consideramos ainda nem tanto quanto somos.
Agora , vamos falar de Educação Ambiental !!   
Quando vc ouve esta frase, logo te vem na mente a escolinha primaria , alunos sentadinhos nas carteiras ouvindo atentamente os ensinamentos da professora ??
Nada disso !! 
Educação ambiental é o conjunto de atitudes comportamentais de civilidade e na sua repercussão sobre nossa sobrevivência e das nossas gerações futuras neste planeta.
Como não temos, por enquanto, outro planeta como “plano B”, cabe-nos assumir imediatamente a postura e posicionamento de defensor da preservação do planeta Terra, e nos tornarmos  Educadores Ambientais.
Posicionemo-nos então como Educador Ambiental . Primeiro, para nós mesmos.  Quando nos sentirmos “educados” , então verdadeiramente estaremos contribuindo para a nossa preservação. Sem falsas ilusões, ficar na espectativa de que alguém, algum cientista , algum dia, descobrirá uma formula mágica que sozinha, sem ajuda de nenhum mortal, faça as matas voltarem a cobrir áreas desmatadas, os plásticos degenerem em pouco tempo,  as águas voltm a brotar das nascentes e encher os córregos, rios e cachoeiras. 
Convido o seguidor deste blog a fazer uma auto avaliação  do seu grau de civilidade o a quanto anda a sua educação ambiental .
E a coisa começa a “pegar” logo ao acordarmos. Quer ver ?
Enquanto escova os dentes, ou ao fazer a barba, vc mantém a torneira aberta ?
No banho, enquanto vc se ensaboa, o chuveiro está ligado ?
A louça do café da manhã é juntada com a do almoço e jantar na maquina lava-louça?
No prédio de casa ou do escritório, vc “chama” todos os elevadores para pegar o que mais rápido chegar ?
Seu carro ou moto é flex?
E na alimentação ? vc escolhe produtos naturais ou os mais industrializados ?
De volta do trabalho, no seu carro,  vc oferece carona ao colega ?
Após utilizar-se dos alimentos , as embalagens vc limpa para que possam ser recicladas? São depositadas e disponibilizadas para coleta seletiva ?
Pronto, agora vc já está dormindo, com o ar condicionado ligado e tendo bons sonhos !!
Pense no seu dia-a-dia e veja quanto vc está usando do bom senso para REDUZIR, REAPROVEITAR, RECICLAR o que for possivel e que esteja dentro do teu alcance. Sem esforço ou privação da qualidade de vida que vc acha ser de bom nível para vc.
Tenho certeza que vc vai se espantar com o que VOCE poderá reduzir ,  reaproveitar e reciclar.
Mãos à obra  Professores  ! ! ! ! !