19 junho 2012

especies botânicas naturalmente preservadoras ambientais

Recentemente tive o privilégio de conhecer a cultura do cacau aqui na Bahia, região produtora de 90% do que é produzido no Brasil, e exportado para todo o mundo.
As características botânicas da espécie fazem dela a rainha da conservação do meio ambiente, pois ela precisa de sombra , portanto aproveita –se da presença de arvores  de estruturas  maiores  em seu habitat, como cajazeiras, gameleiras, eritrinas, açaizeiros, e outras palmáceas, não tolera o desmatamento,  convive perfeitamente com consorciação de inúmeras outras espécies.   Se for plantada, exige  arborização complementar, praticamente um sistema agroflorestal  para se viabilizar.  Uma dávida da natureza, que para gerar seus frutos e dar subsistência aos seus produtores, exige respeito pela manutenção de seu habitat, por consequência ,  preservando a tão reduzida mata atlântica.
Neste enfoque, selecionei  algumas informações que valem uma leitura para  compreender um pouco sobre esta colaboradora natural da preservação ambiental.   Boa leitura !
Aspectos Gerais - O cacaueiro (Theobroma cacao L.) ‚ uma planta originária do continente americano, provavelmente das bacias do Amazonas e do Orenoco. De clima tropical, tem grande importância econômica, porque seu principal produto, o chocolate, é um alimento energético muito consumido em países de clima frio. Quando os espanhóis chegaram ao México, os maias e os astecas já  utilizavam o cacau como bebida e como moeda. Mas ele só começou a ser aceito na Europa quando se passou a colocar açúcar na bebida. O Brasil ‚ hoje o segundo maior produtor mundial, vindo depois da Costa do Marfim, na África, para onde a planta foi levada no século passado, adaptando-se muito bem. Uma região no sul da Bahia, conhecida como "Região Cacaueira", com 89 municípios, cerca de 90.000 km2 e 2 milhões de habitantes, tendo como centro as cidades de Ilhéus e Itabuna, ‚ responsável por cerca de 90% da produção brasileira, calculada em mais de 400.000 t de amêndoas secas, que abastecem o mercado nacional e são exportadas principalmente para os Estados Unidos, Rússia, Alemanha Federal, Reino Unido e Japão. O restante da produção brasileira sai do Espírito Santo, da Amazõnia e de São Paulo. O cacau é um dos principais Cultura de origem agrícola para exportação no Brasil, e o principal da Bahia; seu preço varia muito no mercado internacional, em torno de 2.000 dólares a tonelada, o que dá  2 dólares por kg na região produtora. É negociado por arroba (15 kg), também com preço variável, que oscilou em fins de 1985,(pode haver mudança mais ou menos rápida nos preços, dependendo do mercado internacional). A produção média oscila em torno de 45 a 50 arrobas por hectare. Mas há  quem consiga até 200 arrobas por hectare.
Sombreamento - O cacaueiro precisa de arborização para proteção contra raios solares. Quanto mais nova a planta, mais sombra precisa. Em  área sem mata, deve-se fazer o sombreamento de dois tipos: o provisório e o permanente. O sombreamento provisório‚ feito principalmente com bananeiras, com espaçamento de 3x3 m. O sombreamento definitivo‚ feito com árvores altas, de até 30m de altura com grandes copas, como a eritrina, a cajazeira, a gmelina ou a farinha-seca, com espaçamento de 15x15 a 24x24 m, dependendo da espécie usada. A eritrina e a cajazeira são espaçadas em 24m. A implantação do sombreamento deve ser feita pelo menos seis meses antes do plantio do cacau.
Tratos culturais - O cacaueiro é muito sensível ao vento e, por isso, se a área for sujeita a circulação de ar excessiva, convém instalar quebra-ventos. Na fase de implantação, o controle de invasoras deve ser feito por meio de roçadas e capinas, mantendo-se o terreno livre do mato durante a estação seca.
Polinização - A polinização das flores do cacaueiro‚ feita só por pequenas moscas da família Diptera, gênero Forcipomyia. Os locais naturais dessas mosquinhas são as bromeliáceas, os pseudo-caules de bananeiras, os detritos orgânicos e a cobertura morta. Devem-se então preservar esses locais, e não matar as mosquinhas com agrotóxicos, pois sem elas o cacaueiro não produz. Só elas conseguem depositar de 35 a 40 grãos de pólen viáveis, quantidade mínima para a formação de um fruto desenvolvido. A caçarema, uma pequena formiga, também contribui para aumentar a produção, porque expele uma substância que atrai os insetos polinizadores. Outros insetos úteis para o cacaueiro são alguns parasitas e predadores, inimigos naturais das pragas.
Os subCultura do cacau - O cacau ‚ utilizado principalmente para fabricar chocolates, feito das sementes secas. Mas há vários subCultura. Da mucilagem que envolve as sementes, por exemplo, faz-se o suco de cacau. Há até uma espécie de liquidificador especial com um disco que retira a mucilagem sem machucar as sementes, utilizadas depois para produzir mudas. Essa mucilagem misturada com água e açúcar dá o suco de cacau. O mel que sai do cacau no processo de fermentação é usado para fazer geléia, álcool, vinagre, vinho, ácido cítrico e licores. Das sementes sai ainda a manteiga de cacau, usada para fazer o chocolate branco, medicamentos e cosméticos. As cascas das sementes podem ser usadas como ração para animais, adubo, ou como combustível. E as cascas do fruto servem de adubo, ração, celulose, goma e pectina.

algumas imagens do cacaueiro


area sombreada e naturalmente umida




Natureza em fúria

Um absurdo o que estamos provocando ! ! !   Até quando não vamos entender o que "ela" esta querendo-nos dizer?

Talvez , baste ler as suas mensagens nestas imagens.