01 abril 2012

ECO Soluções 5 - Tratamento e reuso de aguas do esgoto domestico

Gostaria de tecer alguns comentários, sobre a água, um produto que consumimos diariamente, e só nos damos conta quão precioso é ou a falta que nos faz, quando vamos abrir a torneira e .nada sai dela.  Aquele banho não acontece, a barba fica por fazer , o dente sem escovar e o feijão fica sem cozinhar . 
Pois é, ainda desperdiçamos muita agua , achando que este é um problema , mas que alguem irá resolver ... 
Ledo engano . A continuar da carroagem , prevê-se que em 2030 estaremos racionados, e pagando muito, mas muito mais caro a água que hoje, facilmente escorre torneira afora.
Vamos a alguns números .
Uma pessoa para suas necessidades diárias, utiliza em media 200 litros de água tratada por dia em sua residência.  Uma família de 4 pessoas, ao longo de um mês consome cerca de 24.000 litros , ou 24m³.   Aqui não estão incluídas, as lavagens do veiculo de final de semana , do cachorro e nem a vassoura hídrica.
Destas consumidas , 40 % são geradas pelas descargas sanitárias e os 60% restante , são sugadas pelos ralos da pia e Box do chuveiro do banheiro, da pia da cozinha,  da maquina de lavar pratos, e da maquina ou tanque de lavar roupa. Todos consumos necessários para o trato social pessoal e da existência.  Alem das boas praticas de redução de consumo da água na residência, podemos reutilizar estas águas que nos serviram na primeira etapa, para usos não alimentares, permitindo ao final destes ciclos combinados, reduzir o consumo em até 40%. São quase 10.000 litros por mes.  Imagine multiplicar estes numeros pela quantidade de residencias no municipio. 
ECO SOLUÇÔES, pesquisou e encontrou uma forma alternativa de reuso de águas servidas. È o que se chama tratamento de “águas cinzas” , e “águas negras” (sanitários) , quando separadas  permitem serem reaproveitada,s reduzindo portanto, o desperdício e prorrogando a inevitável situação de colapso futuro.
 Tratar as Aguas Cinzas e Aguas Negras , habilitá-las para o reuso em jardins , lavagens de pisos, veículos, e também, reutilização nos vasos sanitários, é uma opção simples de colaborar com o meio ambiente. O processo é bastante simples, natural, aproveitando a ação purificadora das raízes de algumas espécies de plantas, incluídas no paisagismo do imóvel.


Estes sistemas chamados de ETAC (Estação de Tratamento de Aguas Cinzas) podem ser instalados em predios e condominios horizontais, requerem espaços reduzidos para os equipamentos, bastando estarem previstas no projeto de construção.

Mais uma ECO Solução, colaborando para a preservação do ambiente.
Por Renato Ariboni, biólogo    ariboni.renato@gmail.com