22 julho 2012

Cafeicultura = compostagem e reaproveitamento de residuos do beneficiamento como substrato organico

           O reaproveitamento natural faz parte dos ciclos da vida do planeta : o fruto colhido é processado – usado na alimentação – os resíduos são separados – estes resíduos são reprocessados nas pilhas do composto – o processo de compostagem é estimulado e transforma e  estabiliza os componentes– o composto pronto é usado como adubo orgânico na plantação , devolvendo à planta parte do que ela anexou ao fruto. 
A seguir, preparei uma sequencia de fotos do processo, desde a geração dos residuos nos processos de produção do café, até a disposição no solo do composto organico produzido.
Neste trabalho, desenvolvido em varias fazendas de café localizadas no Planalto de Vitória da Conquista, gerou uma grande economia de fertilizante industrial . 

Vamos ao procedimento de compostagem para cafeicultura, passo-a-passo

Aproveitando a poda da planta do café, desbasta-se da haste principal (tronco) das ramas secundarias que ficam diretamente no campo , são trituradas através de um picador de madeira

A lenha do café sendo triturada . Depois é  levada até o patio de compostagem,

 Casca resultante do despolpamento também é reaproveitada

 Rapidamente é levada para o patio de compostagem para aproveitar a umidade adquirida no processo de lavagem e despolpamento que é realizado com agua rica em nutrientes concentrados pelo reuso da agua de lavação.
 No beneficiamento do grão, ocorre a retirada da pelicula que recobre o endospema (grão). A palha assim chamada, é rica em Potássio, é o componente de maior volume na compostagem. Além do Potássio, é rica em liguinina, e que será o veículo de transporte do esterco de gado decomposto .

 O excremento do gado é separado e acumulado em cisterna , maturado e depois encaminhado para o patio de compostagem. Será o fornecedor de Nitrogenio para o "blend" do compostado final
O patio de compostagem , tem piso impermeável, de modo a canalizar e recuperar evetual xorume formado no processo. Neste caso, aproveitou-se um terreiro de secagem de café .


 A leira é montada, com os componentes e suas participações volumétricas previamente balanceadas, de modo a obter a relação Carbono/Nitrogenio necessaria para catalizar os processos quimicos e biologicos presentes na compostagem.  Qualquer erro neste balanceamento, pode inviabilizar o processo .  São monitorados constantemente o pH, umidade, temperatura das leiras .   ee 
 O melhor indicador qualitativo do processo da compsostagem é a presença de vapor, gerado pela elevação de temperatura  na digestão pelos decompositores presentes no biota da leira.
 Sucessivas reviragens são realizadas, oxigenando e permitindo o desenvolvimento do biota, que acelera o processo de fermantação e disgestão da materia organica.  Nesta fase, exotermica, atinge-se o pico de temperatura ( cerca de 60°C) , suficiente para exterminar ovos de moscas, sementes de ervas daninhas, sanitizando o composto.
Ausencia de vapor na reviragem, indica que o composto está pronto.

O composto entra em fase de final de maturação , e permanece em descanço até se estabilizar à temperatura  ambiente, permitindo então sua disposição no solo. 

 
 A distribuição é realizada atraves de um planejamento previo resultante de avaliações de resultados de analise de solo . Optamos pela disposição ao longo a região central da rua de modo a não comprometer o sistema radicular das plantas já desenvolvidas.
 6 meses depois , vericamos que o solo adubado pelo composto retem boa umidade, devido a presença da parte triturada 
 e observa-se claramente as novas radicelas da planta, migrando para a area aonde o composto foi disposto.


Uma parte da produção do composto organico é ensacado e comercializado para o mercado de floricultura e paisagistica, gerando rendimento extra ao empreendimento
Para acelerar o processo, pode-se dispor do adubo mais proximo do pé da planta de café, porem resguardando que sempre deve ser enterrado para melhor eficiencia.
 Resultado da compostagem =  fruto graudo, sem deformações




detalhes e maiores informações do processo ariboni.renato@gmail.com

5 comentários:

  1. Very gooԁ іnfo. Lucky me Ӏ discoveгed your ѕite by
    accіdеnt (ѕtumbleuрon).
    I've bookmarked it for later!

    Here is my web page :: Www.futurebook.net

    ResponderExcluir
  2. Hoωdy, i гead your blog from tіme tο timе and i own a similaг оne anԁ
    i was just wondегіng if you get a lot of sρam remarks?
    If so hoω dо you reduce it, аnу plugin
    ог anything yоu can rеcommend?
    ӏ get sο much lately it's driving me insane so any support is very much appreciated.

    My blog ... wpfp.info

    ResponderExcluir
  3. I do conѕideг аll thе cοnсepts you haѵе offerеd οn уοur рost.
    They arе vеry convincing and ωіll definitеlу woгκ.
    Nonеthelesѕ, the posts are vеry bгief for newbies.
    May just уou ρlеаsе ρrolong them а bіt from nеxt
    time? Thank you for the ρoѕt.

    my web blog: www.linux-dubai.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I am very grateful for the contact and the considerations which have been recorded and will help me a lot in the continuous improvement of materials.
      Always stay in touch
      ariboni.renato @ gmail.com

      Excluir
  4. Estou fazendo meu TCC com essa ideia de compostagem de resíduo orgânico de despolpa do café, gostaria de saber se vocês tem alguma análise desse composto!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário