24 março 2013

Baterias e o Meio Ambiente


Sabemos que baterias dos aparelhos e equipamentos eletrônicos móveis como  celulares , note-books,  contém substâncias tóxicas, os chamados metais pesados, que não se decompõem e permanecem ativos por diversos anos na natureza.
Quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d´água e os lencóis freáticos, afetando a flora, a fauna e o homem através da cadeia alimentar.  Esta provado que uma simples pilha pode contaminar uma grande área de terra, inviabilizando seu aproveitamento agrícola . 
Existem diversos componentes tóxicos nas baterias ,  como o níquel, o cádmio e o lítio. Estas substâncias são tóxicas e podem afetar o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões pois são bio-acumulativas, podendo causar diversas doenças no homem.
A Resolução nº 257 do CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente, que entrou em vigor em julho de 2000, determinou que os fabricantes, importadores, rede autorizada de assistência técnica e os comerciantes de pilhas e baterias ficam obrigados a coletar, transportar e armazenar o material. Os fabricantes e os importadores são os responsáveis pela reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final do produto. 


Até aqui, nenhuma novidade, sempre se falando do que é perigoso ao descartar sem procedimentos adequados, do que é danoso para o meio ambiente,  e tal .Mas solução, e ações efetivas de orientação, pouca ou nenhuma .  

Não estaríamos andando na contramão dos fatos ? 

Dou em exemplo, pessoal e interessante  :
Meu saudoso pai, com sua  sempre incógnita sabedoria , em 1970, portanto a quarenta e três anos passados ! , me presenteou com um SEIKO CRHONOGRAPH AUTOMATIC, que segue abaixo na foto, que , pásmem, para funcionar aproveita o movimento do nosso braço para através de um sistema de pendulo interno, acumular  energia mecânica suficiente para funcionar  por até três dias !!  Até hoje o carrego no pulso, e está perfeito .



Além da agradável sensação de , como também biólogo,  contribuir  com a redução de uso de elementos contaminantes  e de consumos de energias, sem uso de bateria, sem metais pesados , sem contaminantes ao meio ambiente , divulgar que existem alternativas saudáveis e ao nosso alcance para a preservação consciente !  Valeu outra vez, pai !!

Temos então nestes  simples relógios , a solução talvez da mudança de cenário futuro com relação à baterias, pilas e afins, que invariavelmente além de conterem os tais metais pesados , necessitam consumir mais energia elétrica para as constante recargas.
Ora, poderíamos refletir  no momento da próxima compra  de um relógio pessoal, ou de celular, ou de qualquer aparelho eletrônico portátil,  que seja independente de alguma forma de energias para seu funcionamento ? 

Já existem também celulares que se carregam com energia solar, mesmo incorporando uma bateria para funcionar, não exigiriam  de mais energia para os “carregadores”, e como meu exemplo, à muito tempo, os relógios automáticos, à  energia zero ! ! !


Vale lembrar que ainda hoje , temos um relógio no pulso da esquerda e um celular na mão direita, e quantos ainda um segundo celular no bolso.  Atualmente, existem 8 bilhões de celulares ,  na mão direita ..... ,  

Apoio total às ações de divulgação de locais de destinação para reciclagem de baterias e pilhas, componentes eletrônicos , apoio aos bancos que possuem coletores  e aos professores  que divulgam e incentivam à coleta seletiva .  

Quer receber a resolução CONAMA que trata deste assunto e mais detalhes do tema abordado?  opine , deixe sua mensagem , marque sua presença. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário