18 maio 2014

Olá !  
desculpas pela falta de postagens, mas as atribulações do dia a dia me afastaram um pouco do blog, agora retorno após a "estiagem" com alguns reports de minhas ultimas atividades como consultor ambiental , que considero interessantes sob aspecto da preservação da natureza, meu tema paixão sempre. 
Neste report, posto algumas imagens com as referencias , acredito assim , tornar a leitura menos enfadonha , mais dinâmica.
As imagens a seguir, foram tiradas quando de um trabalho de levantamento de informações para uma multinacional que prospectava a instalação de nova unidade agrícola de plantação de Palmas para fins de obtenção de óleos industriais ( Dendê)  .  Minha missão era especificamente ir até o local (interior do Pará), visitar instalações agrícolas, industriais e fazendas de plantação extensivas de dendê , conhecer a cultura desde o viveiro até a extração e no final do processo, a exportação do óleo extraído da palma. A quem interessar o tema, posso enviar detalhes do processo produtivo,aliás, bastante interessante.  diga-se de passagem que a semente do dendê, possui em peso a maior quantidade de óleo alimentício entre as especies botânicas. A estearina, um dos óleos do dendê, extraído de uma parte da semente, está entre os óleos de maior valor de mercado mundial .  
Boa leitura e , até breve !! 

 A localização das atividades, quase na linha do Equador. Fato interessante , é a altitude de 26 metros, mas estávamos a 450 km do mar, o que demonstra quanto é plana a região Amazonica . 
 Eu , em uma estação metereológica da Agencia Nacional de Águas, ANA, em plena selva Amazonica.  A estação é monitorada por uma pessoa , que registra e envia por correio à sede da Agencia em Brasilia, semanalmente os registros da estação, (em troca de 01 cesta de alimentos mensal ). 

 A região é extremamente rica em rios e córregos, que servem também de meios de transporte das muitas comunidades dispersas na região. 

 Uma ferida na terra .  Grande area de desmatamento , comum na região Infelizmente!  
 O objetivo do desmatamento :  plantações extensivas de monoculturas
 O mais incrivel, que grande parte da area desmatada, tem  10cm da camada superficial  raspada ,  para servir de substrato para as mudas . A terra assim fica desprotegida ,   não se recupera, está fadada à desertificação. 

Algumas belas imagens da região, agora sim,  com a natureza preservada ! 



 por Renato Ariboni, biologo   ariboni.renato@gmail.com   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário