29 março 2015

Aonde vamos com esta falta de água ??


Nesta situação de falta de água que estamos vivendo no mundo, tem uma pergunta que não cala :   enfim , aonde está a água que tanto falta na torneira ??  
Como pela Lei de Lavoisier , na natureza nada se cria , tudo se transforma, pode estar ocorrendo a quebra da molécula em 3 átomos,  2 de Hidrogênio e 1 de Oxigênio e não está sendo novamente reconstruída. Ou então está sendo transformada em outra matéria , material , em outro estado físico, ou armazenada.
Talvez, muita água esteja  armazenada no subsolo, com a seca das nascentes, ou nos alimentos e ou ... nos seres  vivos !
Atualmente temos uma população mundial beirando os 7 trilhões de humanos terráqueos . Se fosse possível colocar todos esses seres humanos em uma balança, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores britânicos, a humanidade pesaria incríveis 287 milhões de toneladas! 
Levando em conta que, o percentual de agua no ser humano corresponde a 55% em peso , e  1 litro de água pesa 1 kilo, por uma simples regra de três conclui-se que existe atualmente cerca de 150 trilhões de litros contidos nos corpos da população na terra !! 
Pronto !   respondida a arguição inicial .  
Mas,  não satisfeito, continuei a estudar o assunto .
A pergunta que também não cala , quanto representa este volume de água mantido dentro do corpo é até quando o ser humano terá água para beber , pois parece que a cada dia surgem indícios que será cada vez mais escassa.
O planeta Terra tem muita água. A quantidade é, segundo estimativas,   cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água. Mas deste total , apenas 2% é potável. Portanto estamos falando em 15.000.000.000.000.000.000, disponível para consumo humano. O restante é água salobra do mar, lagos , rios  ou está congelada nas geleiras. 
Malthus em sua teoria do crescimento populacional, que dizia ser exponencial , ficou provada que passou a ser aritmético, devido áo avanço da tecnologia , não prevista pelo cientista-filósofo, hoje situada em 1,2% ao ano.
E pelo crescimento populacional mundial, na razão de 1,2% ao ano, teremos a cada ano mais quase 2 trihões de água “absorvida” pelos novos seres habitando o mesmo planeta terra.
Agora a quantidade de água contida nos seres humanos de todo o planeta é de 150.000.000.000 como vimos acima, então proporcionalmente,  temos sequestrados  atualmente 10% da água potável do planeta para mante-nos vivos  !!!!
Pronto, respondemos a segunda arguição.  
Mas como ira ficar a situação daqui pra frente  ???  Estamos aumentando em 87 milhões de pessoas a cada ano,  já descontando a mortalidade,
Portanto , só o crescimento da população mundial consumirá 2 trilhões a cada ano,  pasmem!! .... como temos 150 trilhões de litros de água potável disponível atualmente, serão apenas 75 anos para manter viva a população da terra mas com o paradigma de esgotar o ultimo litro de água potável no planeta!!
Vamos agir agora e evitar o colapso ! ! ! Reduzir, Reciclar, Reusar agua já . 
Renato Ariboni, biologo   ariboni.renato@gmail.com  


Um comentário:

  1. ok, mas o cálculo todo tomou como base os 7 trilhões? Pois se foi suponho que esteja errado pois temos na verdade 7 bilhões de pessoas no mundo. De toda forma, ponto de vista interessante apesar de não tão coerente na medida que o próprio ciclo hidrológico se encarrega de repor esses fluxos negativos continentais. Em outras palavras, as águas oceânicas repõem essa nossa retirada, e como isso se dá? no ciclo hidrológico.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário